segunda-feira, 18 de agosto de 2008

PHELPS X CIELO



Quem é o homem mais rápido dentro da água?

Depois da fantástica semana da natação nas olimpíadas, com vários recordes batidos, tivemos dois grandes destaques: o norte americano Michael Phelps, com 8 ouros olímpicos, e o brasileiro César Cielo, ouro nos 50m livre e bronze nos 100m livre.

Agora quem é o mais rápido destes dois? Vamos calcular.

A velocidade média é dada por:


A prova mais rápida do americano foi nos "200m livre", com o tempo de 1min 42,96s (102,96s):



A prova mais rápida do brasileiro foi nos "50m livre", com o tempo de 21,30s:





Portanto o homem mais rápido dentro da água é o brasileiro César Cielo.

Desta forma o Americano Phelps é o melhor nadador e atleta olímpico de toda história, devido suas conquistas mas, atualmente, César Cielo é o nadador que tem a maior velocidade em todo o mundo.

Parabéns César Cielo!

3 comentários:

Anônimo disse...

cara, vc poderia fazer estes calculos de nvo, uma vez q Cielo da um salto a cada 50m e Phelps um salto a cada 200m, considerando q a velocidade no salto é maior q na agua, cielo não é tão mais rapido...

Professor Fabio Teixeira disse...

Tem razão quanto a ausência do salto no calculo do tempo, mas também não é considerado o tempo durante as 3 viradas efetuadas pelo Phelps durante os 200m. Nestas ele ganha um impulso da parede da piscina e a velocidade em baixo da água é um pouco superior após a virada.
Obrigado pelo comentário.

Márcio Bortoloti disse...

Eu acredito que não para deixar de considerar que a resistência que se deve ter para uma prova de 200m e bem maior do que para um de 50m... para uma melhor comparação deveria pegar o melhor resultado do americano nos 50m livres tb!