sábado, 11 de outubro de 2008

Novo Disco do Metallica!

Mais um grande disco de uma das maiores bandas de Rock da história... mas o que isto tem a ver com a física?
A resposta está na capa do disco:

O título do novo disco é Death Magnétic, e apresenta as linhas de campo magnético em torno de um caixão, como se este fosse um ímã. Esta imagem é obtido colocando-se um ímã sob uma folha de papel e despejando limalha de ferro (pó de ferro) sobre a folha, os fragmentos metálicos se alinham mostrando as linhas de campo magnético em torno do ímã, que são invisíveis. 

A maior concentração das linhas de campo indica uma intensidade maior do campo magnético, e isto ocorre nos pólos do ímã. Por definição elas saem do pólo norte em direção ao pólo sul. Podemos "ver" o campo usando uma bússola, onde a agulha alinha-se com ele, podendo ser a representação do vetor campo magnético.

Aqui temos um vídeo que mostra este fenômeno:



Este campo magnético também está presente no Planeta Terra, mas falaremos disto em outra postagem.

Mas não foi apenas o Metallica que usou uma imagem clássica da física em seu disco, a lendária banda Pink Floyd já fez uso deste recurso na década de 70, compondo uma das capas mais conhecidas de todos os tempos, no melhor disco da história da banda (minha opinião), o albúm "The Dark Side Of The Moon".

Neste disco temos a decomposição da luz feita por uma rede de difração. Este fenômeno ocorre devido a refração da luz branca ao atravessar um prisma, gerando a separação das cores. Ao emergir temos o espectro da luz, nas cores Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta.

É isso ai, as maiores bandas da história também usam a física como forma de arte.