quarta-feira, 2 de abril de 2008

Avião de papel espacial?

Por isso Físico tem fama de maluco, olha o que os Japas estão fazendo:

TÓQUIO (AFP) - A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) lançará um avião de papel da Estação Espacial Internacional (ISS), um experimento que trata com seriedade e do qual espera tirar conclusões para a construção de futuros instrumentos espaciais.

Segundo a agência, aviões de papel dobrado com a forma de uma nave espacial americana passaram em janeiro por testes hipersônicos na Universidade de Tóquio.

Estes cortes de papel especial, de sete centímetros de comprimento e dois de largura, resistiram às velocidades de Mach-7 (sete vezes a velocidade do som) e a temperaturas de 200 graus Celsius, informou a Associação Japonesa de Aviões de Origami, dedicada à tradicional arte japonesa que consiste em dobrar folhas de papel e que estimulou a idéia.

As condições do experimento se assimilam às que enfrentam os instrumentos espaciais quando entram em contato com a atmosfera terrestre.

A primeira experiência foi um sucesso graças ao tipo de papel utilizado, vitrificado e tratado quimicamente, para resistir a temperaturas extremas.

"O retorno do espaço do avião de papel nos dará idéias para conceber novos instrumentos", explicou Shinji Suzuki, professor do departamento de aeronáutica e astronáutica da Universidade de Tóquio.

O principal problema do experimento, previsto para acontecer em um prazo de três anos, é prever onde pousará o avião de papel.

Para isto várias soluções já foram pensadas, como acoplar um minitransmissor até mesmo escrever nele em vários idiomas "Por favor nos avisem se encontrar isto".

Teste no túnel de vento da universidade de Tóquio

Um comentário:

Anônimo disse...

ehehehe podex krer!!!!!